Sunday, August 19, 2018

BOLDO, SEUS TIPOS E SUAS UTILIDADES.



 Boldo Baiano
 Boldo Baiano 

 Boldo Baiano 







CONHECENDO MELHOR  O BOLDO

TIPOS DE BOLDO
boldo é uma planta muito usada em todo o mundo na medicina popular como remédio contra má digestão e doenças no fígado. Apesar de  ser uma planta mundialmente conhecida, é comum a confusão entre os vários seus tipos. Entenda melhor:
Várias pessoas acreditam que tem em seu quintal o boldo-do-chile (Peumus boldus), no entanto essa planta é raríssima no Brasil.
O que acontece é que em nosso país outras plantas também são chamadas como mesmo nome, como exemplo Plectranthus barbatus (boldo-da-terra), e Plectranthus ornatus (boldo-miúdo), e o boldo-baiano (Vernonia condensata).
BOLDO DO CHILE OU BOLDO VERDADEIRO
Boldo-do-chile ou boldo-verdadeiro (Peumus boldus) Planta originária do Chile é considerado uma árvore, pois quando adulta atinge de 12 a 15 metros de altura. Apresenta propriedades estomáquicas, diuréticas e hepáticas. Efeitos colaterais: pode ser abortivo e provocar hemorragias internas. Deve ser usado com cautela. No Brasil, é possível encontrar o boldo-do-chile normalmente importado e vendido em farmácias e casas de produtos naturais.
É Também antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório, antisséptica, antiespasmódica, estimulante, tônica e vermífuga, antioxidante, depurativo (daí dizerem que a planta emagrece) e sedativo. Além de tudo isto, ajuda a clarear o cabelo.
Melhora a digestão, beneficia o coração, protege, desintoxica e estimula o fígado, ajuda reduzir gases intestinais, evita a azia, estimula e fortalece a vesícula biliar, reduz a inflamação, mata parasita, aumenta o fluxo de urina, alivia a dor, além de dissolver gorduras. O ascaridol, substância presente também ajuda a combater os vermes intestinais.
BOLDO DA TERRA OU TAPETE DE OXALÁ
Boldo-da-terra, (Plectranthus barbatus) Arbusto originário da África, atinge de 1 a 2 metros de altura, apresenta folhas aveludadas e produz flores azuladas. Também conhecida como boldo-do-Brasil, boldo-de-jardim, boldo-silvestre, boldo-falso, tapete-de-oxalá.
Indicado como analgésico, estimulante da digestão e combate azias, o boldo brasileiro pode ser usado contra má digestão, dispepsias, mal-estar-gástrico, no controle da gastrite, na ressaca e como amargo estimulante da digestão e do apetite. A planta tem efeito hipossecretor gástrico, que diminui o volume do suco gástrico e sua acidez.
Também são indicados para diarreia, fadiga do fígado, distúrbios intestinais, hepatite, cólica e congestão do fígado, obstipação, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica, insônia, ressaca alcoólica. Também se emprega a planta externamente no combate de piolhos.
BOLDO MIUDO, BOLDINHO, BOLDO CHINES
Boldo Miúdo (Plectranthus ornatus) Planta herbácea e vivaz, costuma medir de 30 a 40 cm de altura e é, em geral, muito resistente. Estimula o funcionamento do fígado e auxilia nos problemas digestivos. Também conhecida como boldo-rasteiro, boldo-chinês, boldinho.
É diurético e pode ser usado também para icterícia. Além disso, possui propriedades digestivas e é popularmente usado para tratamento de afecções do fígado.
BOLDO BAIANO OU ALUMA
Boldo-baiano (Vernonia condensata) Arbusto também originário da África chega a alcançar de 2 a 5 metros de altura e pode se quebrar facilmente com o vento. Conhecida como árvore-do-pinguço, fel-de-índio, assa-peixe ou alumã.
Apresenta efeito carminativa e alivia os sintomas de úlceras e gastrite.
Esta espécie apresenta benefícios no tratamento da azia, distúrbios gastrointestinais, controle da gastrite, dores de cabeça, diarreia e age como um antídoto para picadas de cobras, devido as suas propriedades medicinais.
É considerado um forte remédio para tratar a ressaca, além de estimular o apetite a auxiliar na digestão. Acredita-se que também ajuda no tratamento da anorexia, anemia, inflamações e problemas de bexiga.
As suas folhas são utilizadas pela medicina popular sob a forma de chás ou sucos, no tratamento da azia, da indisposição gástrica, no controle da gastrite, contra a ressaca e como um tônico amargo, estimulante da digestão e do apetite.
DE NOSSO QUINTAL
O que é encontrado na maioria dos nossos quintais é o Boldo-da-terra (Plectranthus barbatus) e o boldo chinês (Plectranthus ornatus). Você pode aprender a cultiva -lo em seu quintal, saiba mais.
Como Utilizar
Ele pode ser utilizado em sucos ou sumo é muito eficaz no tratamento da gastrite,  A cataplasma feita a partir de suas folhas é aplicada sobre furúnculos, entorses e inchaços dolorosos para alívio. Seu óleo essencial contém propriedades antialérgicas.  A decocção feita a partir de suas folhas secas alivia dores de garganta, febres e auxilia no tratamento de infecções da boca e da malária.
Mais para aproveitar melhor a maioria das propriedades o ideal seria o uso chá.
Frequentemente ouvimos alguém dizer que uma determinada planta pode ser usada como remédio e que, por ser um produto natural, não possui contraindicações. Entretanto, isso não é bem verdade. Sabemos que diversas plantas possuem sim substâncias que podem fazer bem à nossa saúde, porém o uso em excesso ou a falta de conhecimento a respeito das características da planta, podem levar a sérios riscos. Então fiquem atentas também as contraindicações.

 

 

PROPRIEDADES E PARA QUE SERVE O BOLDO

 

Existem 2 tipos de boldo, o brasileiro é um pequeno arbusto, e o boldo-do-chile, que é uma árvore maior. 
O boldo é uma planta medicinal, também conhecida como boldo-do-chile, boldo-afragans ou boldo-verdadeiro, muito utilizada como remédio caseiro para o fígado. Seu nome científico do boldo é Peumus boldus Molina e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Para que serve e benefícios

O boldo serve para tratar má digestão, problemas do fígado, litíase biliar, gota, obstipação, cistite, flatulência, dor de cabeça e suores frio. O boldo também é um bom remédio caseiro para limpar o sangue.
O chá de boldo não emagrece, mas pode ajudar a desinchar a barriga porque ajuda a combater os gases intestinais, deixando a barriga mais lisa. 
Quando usado em excesso pode ser tóxico e promover as contrações uterinas, favorecendo o aborto, por isso em caso de gravidez ou suspeita de gravidez este chá deve ser evitado. 

Propriedades medicinais do boldo

As propriedades do boldo incluem sua ação estimulante da vesícula biliar, diurética, antiespasmódica, anestésica, anti-séptica, antibacteriana, anti-inflamatória, antioxidante, depurativa, desintoxicante, estimulante, sedativa, tônica e vermífuga.

Como fazer o chá de boldo

As partes utilizadas do boldo são as suas folhas.
·         Chá de boldo: adicionar 1 colher de chá de folhas de boldo secas em 150 ml de água fervente. Deixar descansar por 10 minutos e tomar morno de 2 a 3 vezes ao dia, especialmente antes e depois das refeições.
Veja um bom uso desta planta: Remédio caseiro para má digestão.

Possíveis efeitos colaterais do boldo

Os efeitos colaterais do boldo incluem aborto, vômitos, diarreia e problemas no sistema nervoso.

Quando não deve ser usado

O boldo está contraindicado na gravidez porque pode ser abortivo e também para doentes com as vias biliares inflamadas e obstruídas, hepatite aguda ou pancreatite.

OUTRO TEXTO
Boldo-brasileiro: benefícios e propriedades medicinais

Gostou? Siga o Medicina Natural nas redes sociais @medicinanaturalbrasil e acesse http://www.medicinanatural.com.br. Veja mais sobre: 
http://www.medicinanatural.com.br/boldo-brasileiro/ .
O boldo-brasileiro (Plectranthus barbatus) é uma planta medicinal também conhecida como boldo-do-Brasil, boldo-de-jardim, boldo-da-terra, boldo-silvestre, boldo-falso, malva-amarga, malva-santa, tapete-sete-dores, tapete-de-oxalá, coleus (inglês), cóleo (espanhol), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Coleus barbatus, Coleus forskohlii e Plectranthus forskohlii. Pertence à família Lamiaceae.

Gostou? Siga o Medicina Natural nas redes sociais @medicinanaturalbrasil e acesse http://www.medicinanatural.com.br. Veja mais sobre: 
http://www.medicinanatural.com.br/boldo-brasileiro/ .
O boldo-brasileiro tornou-se uma planta medicinal muito famosa na década de 1970 devido à descoberta do composto forskolin (forskolina ou forscolina) em seu extrato, sendo a única fonte natural conhecida para obtenção este composto isolado, conhecido por possuir vários efeitos benéficos e pesquisas realizadas sugeriram que a substância forskolina é um medicamento muito potente que pode ser empregado no tratamento de várias desordens, incluindo glaucoma, insuficiência cardíaca e asma brônquica. A forskolina pode libertar ácidos graxos a partir de tecido adiposo, o que resulta em aumento da termogênese (geração de calor no corpo), resultando na perda de gordura corporal e, teoricamente, a massa corporal magra aumentada. Benefícios do boldo-brasileiro No Brasil, o boldo-brasileiro é muito utilizado para o tratamento de problemas no fígado e digestão. Na Índia, era originalmente usado para o tratamento de doenças cardíacas, hipertensão, convulsões, eczema, insônia, feridas, distúrbios respiratórios, alívio de inchaços em contusões, dores espasmódicas e dor ao urinar. Também usada no tratamento de psoríase, angina e para impedir metástases cancerosas. O extrato de sumo espremido fresco das folhas do boldo-brasileiro é útil para o alívio da dor de ouvido, para o tratamento de doenças da pele e dos olhos, além de aliviar dores de estômago. O sumo do boldo também usada na prática etno medicinal para tratar asma, bronquite e para o alívio de cólicas, flatulência e reumatismo. O cataplasma feito a partir de suas folhas é aplicado sobre furúnculos, entorses e inchaços dolorosos para alívio. Seu óleo essencial contém propriedades antialérgicas. A decocção feita a partir de suas raízes é eficiente para o alívio de náuseas, gastrite, gonorreia, facilidade na evacuação de intestino e ajuda no relaxamento de espasmos intestinais. A solução feita a partir do fervimento das suas raízes em água é usado para tratar a asma. A decocção das folhas secas alivia dores de garganta, febres e auxilia no tratamento de infecções da boca e da malária. Também é dado a mulheres grávidas após o parto para o alívio. O extrato das folhas do boldo-brasileiro apresenta propriedades para o tratamento de convulsões. Chás Medicinais CHÁS 100% NATURAIS E ORGÂNICOS PARA DIVERSOS OBJETIVOS. Digestivos REMÉDIOS NATURAIS PARA COMBATER MÁ DIGESTÃO E PRISÃO DE VENTRE. Pedras nos Rins COMPRE FITOTERÁPICOS PARA ELIMINAR CÁLCULOS RENAIS. Composição química do boldo-brasileiro Na sua fitoquímica estão presentes os óleos voláteis (guaieno, fenchona), flavonoides, os diterpenos (coleonol, forskolin), aos quais é dada a as principais características farmacológicas, sendo elas, hipotensiva, inotrópica positiva, cardiovascular, bronco-dilatadora, ativação da adenilato ciclase, inibição da agregação plaquetária (anti-metástase), antitumoral, antinociceptiva e anti-inflamatória. Contraindicações e efeitos colaterais do boldo Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso do boldo-brasileiro nas bibliografias consultadas. História e curiosidades O boldo-brasileiro é uma das espécies mais importantes do gênero Plectranthus, com uma grande variedade de usos medicinais tradicionais em hindu, bem como na medicina popular do Brasil, África Tropical e China. É uma planta herbácea ou subarbustiva, perene e aromática, que chega até até 1,5 metros de altura. Suas folhas são simples, opostas, de bordas dentadas, medindo de 5 a 8cm. É uma planta originaria da Índia, sendo encontrada hoje no mundo inteiro, inclusive em todo o território brasileiro. A espécie Plectranthus barbatus faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Gostou? Siga o Medicina Natural nas redes sociais @medicinanaturalbrasil e acesse http://www.medicinanatural.com.br. Veja mais sobre: 
http://www.medicinanatural.com.br/boldo-brasileiro/ .



5 BENEFÍCIOS INCRÍVEIS DA BELDROEGA PARA A SAÚDE.








saúde.

1. POUCAS CALORIAS

A folha verde da beldroega é maravilhoso é poucas calorias (apenas 16 kcal por 100g) e gorduras; no entanto, é rico em fibras alimentares, vitaminas e minerais.

2. REDUZ O RISCO DE DOENÇA CARDÍACA CORONÁRIA

As folhas frescas contêm surpreendentemente mais omega-3 os ácidos gordos (ácido α-linolênico) do que qualquer outra planta vegetais folhosos. 100 g de folhas frescas beldroega proporcionar cerca de 350 mg de ácido α-linolénico. Os estudos mostram que o consumo de alimentos ricos em ácidos gordos ω-3 podem reduzir o risco de doença cardíaca coronária, e ajudar a evitar o desenvolvimento de TDAH, autismo e outras diferenças de desenvolvimento em crianças.

3. RICO EM VITAMINA A

É uma excelente fonte de vitamina A , (1320 UI/100 g, fornece 44% da RDA) um dos mais altos entre os vegetais de folhas verdes . A vitamina A é um poderoso antioxidante natural conhecido e é essencial para a visão. Esta vitamina também é necessário para manter as membranas mucosas saudáveis e pele. O consumo de vegetais e frutas naturais ricos em vitamina A é conhecida por contribuir para a proteção do pulmão e cancro da cavidade oral.

4. RICO EM MINERAIS

Beldroega também é uma fonte rica em vitamina C e algumas vitaminas do complexo B como riboflavina, niacina, piridoxina e carotenóides, bem como sais minerais na dieta, tais como ferro, magnésio, cálcio, potássio e manganês.

5. ANTIOXIDANTES POTENTES

Além disso, presente na beldroega são dois tipos de betalaínas pigmentos alcalóides, os avermelhadosbeta-cyanins eo amarelo beta-xanthins . Ambos os tipos de pigmentos são anti-oxidantes potentes e foram encontrados a ter propriedades anti-mutagênicas em estudos de laboratório.

Mais sobre a Beldroega

Beldroega é um vegetal nativo do sub-continente indiano, e agora é amplamente distribuído em todos os continentes, conhecido também como uma erva daninha selvagem. Botanicamente, a herbácea beldroega pertence à família de Portulacaceae e cientificamente conhecida como Portulaca oleracea.
Beldroega  é amplamente cultivada em muitas regiões da Ásia e da Europa. Outros nomes comuns em vigor para este vegetal de folhas verdes são pusley, caruru, ou verdolaga. As sementes da beldroega são utilizadas como pó de chá preto, e também para fazer algumas bebidas à base de plantas.
Suas folhas parecem de espessura, contém substância mucilaginosa, e tem um sabor levemente azedo e salgado. Existem variedades de beldroega com a variação no tamanho da folha, a espessura da folha e disposição e distribuição do pigmento.
É realmente erva difícil exigindo relativamente menos água e nutrientes do solo e cresce bem em condições de sol. A planta cresce até 12-15 cm de altura. Folhas e caules concurso tem um sabor levemente azedo e salgado. Além de caules suculentos e folhas, seu amarelo botões florais também são comestíveis.
Folhas suculentas da beldroega têm mais ácidos graxos ômega-3 do que em alguns dos óleos de peixe. Se você pretende ser vegetariano ou vegano, então aqui está a resposta para sua fonte de omega-3!
Fontes:


BATATA-DE-PURGA ou JALAPA




BATATA-DE-PURGA ou JALAPA "Exogonium purga": Laxativo energético, depurativo.. OPERCULINA MACROCARPA (Jalapa - Batata de purga) roots 500g

 

JALAPA – BENEFÍCIOS DA PLANTA E RECEITA DE SEU CHÁ

Você já ouviu falar em jalapa? Essa planta da família das trepadeiras, muito comum no Nordeste brasileiro, graças ao clima quente e úmido, é muito utilizada na forma de chá pela medicina natural por conseguir combater e aliviar diversos tipos de doenças, que vão desde dor de cabeça até prisão de ventre. Em contrapartida a grande quantidade de benefícios que o consumo do chá de jalapa traz, alguns cuidados devem ser tomados no que diz respeito a dosagem a ser ingerida, pois em grande quantidade o chá pode causar náuseas e dores espasmódicas.

Jalapa

Essa planta, conhecida popularmente também como batata-de-purga, briônia da América e purga de amarelo leite, é nativa do México, mas encontrou no Brasil um clima favorável ao seu desenvolvimento. Sendo por isso encontrada em grande quantidade na região que vai do centro-sul até o nordeste do país.
A planta da família das trepadeiras apresenta raízes tuberosas, grandes e é utilizada há muito tempo como remédio natural para vários males, principalmente na China, onde é adotada também como planta ornamental, devido a beleza de seus pequenos frutos. O chá é feito com as raízes da jalapa, que concentram a maior parte das propriedades medicinais da planta.

INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS

São vários os benefícios do consumo do chá de jalapa, e a maioria deles atinge o sistema digestório. A ação laxativa que a jalapa possui auxilia nos casos de prisão de ventre, constipação crônica e vermes, sendo essas suas principais indicações. Muitas moléstias que atingem a pele também são evitadas e melhoradas com o consumo frequente do chá, que auxilia até no tratamento da leucorreia.
Entre as propriedades medicinais contidas no chá podemos destacar o poder anti-inflamatório, febrífugo e depurativo. No alívio de dores o chá se mostra eficaz, pois possui substâncias analgésicas. Por funcionar como diurético, o chá auxilia na eliminação de toxinas pelo corpo e pode até ajudar na perda de alguns quilinhos.

CONSUMO E RECEITA DO CHÁ

Gestantes, crianças e lactantes não devem consumir o chá, salvo em casos onde o médico autorize. O chá de jalapa pode ser consumido até duas vezes ao dia, de preferência na hora de dormir e ao acordar. Prepará-lo é simples:
1.       Coloque um litro de água em uma panela de ferro/vidro e acrescente duas colheres de sopa de raízes de jalapa picadas;
2.       Leve a panela ao fogo e deixe a mistura ferver por dez minutos;
3.       Tampe a panela e mantenha o chá descansando por dez minutos antes de coar e beber;
4.       Se quiser adoçar use açúcar mascavo ou mel.

Chá de jalapa – Benefícios e propriedades

A jalapa é uma planta trepadeira que pode ser facilmente encontrada no Nordeste brasileiro. Com preferência ao clima quente e úmido, a planta, também conhecida como batata de purga, briônia da América e purga de amarelo leite, pertence à família das Convolvulaceae, e seu nome científico é Ipomoea purga.
Extrido de ttps://www.beneficiosnaturais.com.br/jalapa-beneficios-da-planta-e-receita-de-seu-cha/




·         Descrição: Compartilhe no twitter
·         Descrição: Compartilhe no Facebook

·         Descrição: Compartilhe no Google+

12 Benefícios do Chá de Bardana – Para Que Serve e Efeitos Colaterais

BARDANA, "Arctium lappa": Desintoxicante, depurativo, cicatrizante, colesterol.





12 Benefícios do Chá de Bardana – Para Que Serve e Efeitos Colaterais

O chá de bardana vem sendo muito utilizado para tratar diversas condições de saúde devido às propriedades medicinais da bardana.
Ao longo dos anos, as pessoas têm usado a bardana para tratar problemas urinários, matar germes, reduzir a febre e “purificar” o sangue. Outros usos tradicionais da bardana envolvem o tratamento de resfriados, câncer, anorexia nervosa, problemas gastrointestinais, problemas nas articulações, gota, complicações da sífilis e problemas de pele como acne e psoríase. Ainda há quem use essa raiz para tratar a hipertensão arterial, doenças hepáticas e para melhorar a libido.
Vamos discutir abaixo os principais benefícios do chá de bardana, indicar para que serve e listar os efeitos colaterais desse chá tão interessante usado como tratamento complementar em várias doenças e condições.

Chá de Bardana – O que é?

A bardana é uma raiz nativa de regiões como norte da Ásia e Europa e que também pode ser cultivada na América.
Apesar de também poder ser ingerida na forma de alimento, o uso mais tradicional da bardana é na forma de chá, que geralmente é preparado com a raiz da bardana mergulhada em água fervente.

Para que serve

A raiz de bardana é usada há muitos séculos para tratamento medicinal, principalmente como diurético e para tratar problemas digestivos. Atualmente, os pesquisadores descobriram uma série de outros benefícios para a saúde que a bardana proporciona.
Essas descobertas mais recentes envolvem o uso de chá de bardana para tratar doenças crônicas como diabetes, câncer e até doenças que afetam o sistema imunológico como a AIDS.

Benefícios do chá de bardana

1. Poder antioxidante
Um estudo realizado em 2010 mostrou que a raiz de bardana apresenta diversos tipos de substâncias antioxidantes poderosas que incluem a quercetina, a luteolina e ácidos fenólicos.
Essa propriedade antioxidante protege as células do corpo contra danos causados por radicais livres no organismo, que são moléculas instáveis que prejudicam as células saudáveis no corpo. Assim, o poder antioxidante ajuda a tratar e prevenir diversas doenças, inclusive alguns tipos de câncer.
2. Removedor de toxinas no sangue
Um dos usos mais antigos e tradicionais da raiz de bardana envolve uma possível purificação do sangue. Isso porque o chá de bardana é capaz de remover toxinas presentes na corrente sanguínea. Uma pesquisa publicada em 2011 pela revista científica Inflammopharmacology confirmou essa propriedade da bardana de funcionar como um detox para o sangue, além de melhorar a circulação sanguínea, promovendo uma melhor textura na pele e diminuindo problemas como eczemas.
3. Inibidor de câncer
Especialistas também descobriram que a bardana é capaz de inibir alguns tipos de câncer. O mesmo estudo de 2011 publicado na revista científica BMC Complementary and Alternative Medicine mostrou que a bardana tem efeitos inibitórios quanto ao crescimento de tumores causados por tipos de câncer como o carcinoma pancreático, por exemplo.
4. Afrodisíaco
Uma pesquisa realizada em 2012 mostrou que o chá de bardana tem um efeito afrodisíaco. O extrato da raiz foi capaz de aumentar a função sexual e melhorou o comportamento sexual de ratos machos. Claro que pesquisas com humanos devem ser feitas para confirmar essa propriedade, mas é um indicativo de que a bardana pode atuar como uma substância afrodisíaca também em humanos.
5. Trata problemas de pele
A raiz de bardana é usada há muito tempo para tratar problemas de pele como acne, psoríase e eczema. Por melhorar a circulação sanguínea, o uso do chá é bastante recomendado, pois o sangue circulando de modo adequado pode evitar manchas e eczemas na pele.
Por conter propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, a bardana pode ajudar a controlar tais problemas quando aplicada topicamente sobre a pele. Um estudo mais recente de 2014 indica também que a raiz de bardana pode ser usada para tratar queimaduras. O consumo do chá de bardana em si também pode ajudar a ter uma pele mais saudável, mesmo não aplicando a raiz diretamente sobre a pele.
6. Protege e desintoxica o fígado
Doenças do fígado como cirrose ou hepatite alcoólica podem ser resultantes do consumo excessivo de álcool durante a vida. Ao longo do tempo, esse abuso alcoólico pode provocar processos de inflamação e cicatrização no fígado.
De acordo com um estudo científico publicado no Journal of Biomedical Science em 2002, as propriedades presentes na raiz de bardana ajudam a prevenir esses danos no fígado. Além disso, o chá de bardana pode ser eficaz durante o tratamento de danos ao fígado causados principalmente pelo uso excessivo de bebidas alcoólicas.
7. Antibacteriano
De acordo com estudos científicos, a raiz de bardana fresca apresenta um composto chamado de poliacetileno, que tem propriedades antibacterianas. Assim, o chá de bardana é bastante eficaz no tratamento de infecções na pele e também de infecções do trato urinário. Alguns especialistas também concordam que as propriedades do poliacetileno podem ajudar no alívio de sintomas como os da gonorréia.
8. Antifúngico
O poliacetileno também é o responsável pelas propriedades antifúngicas da raiz de bardana. Desta forma, o chá de bardana pode ser usado no tratamento de micoses, por exemplo, que são infecções na pele causadas por fungos que deixam a pele com manchas redondas e vermelhas.
8. Melhora o sistema imunológico
Por conter níveis altos de vitaminas C e E, que são antioxidantes poderosos, o chá de bardana ajuda a lutar contra os radicais livres, que prejudicam células no corpo. Estas vitaminas também ajudam a prevenir infecções e a proteger e reparar células presentes em todo o organismo, deixando o sistema imune mais forte.
9. Ajuda no tratamento da diabetes
Como a bardana apresenta grande quantidade de fibras, ela ajuda a adequar os níveis de glicose e insulina no organismo. A principal fibra do chá de bardana, a inulina, é a principal responsável por aliviar sintomas da diabetes e regular os níveis de açúcar sanguíneo. Além disso, a inulina também é capaz de reduzir o colesterol sanguíneo total, prevenindo problemas no sistemas cardiovascular.
10. Alivia inflamações
O chá de bardana é bastante indicado para pessoas com problemas articulares como artrite e osteoartrite. Isso porque o manganês presente na raiz ajuda a reduzir a inflamção nas articulações e tecidos adjacentes, diminuindo os sintomas desagradáveis sentidos por pessoas com estas condições. Além disso, a bardana ajuda a aliviar outros tipos de inflamações no organismo.
11. Trata problemas digestivos
Devido à alta concentração de fibras, a bardana ajuda a estimular o sistema digestivo e melhorar a função intestinal, evitando problemas como prisão de ventre, inchaço e úlceras. Além disso, a bardana estimula a formação de bactérias saudáveis no intestino, melhorando toda a função digestiva.

Efeitos Colaterais

Não há muitos efeitos colaterais relatados para o chá de bardana, sendo portanto considerado um produto seguro desde que usado com moderação. Por ser um diurético natural, um dos efeitos colaterais mais comuns é a desidratação. Assim, é recomendado tomar muita água ou evitar o consumo do chá em demasia, principalmente se você já estiver tomando algum tipo de diurético.
O uso da bardana por crianças nunca foi estudado. Por esse motivo, não é indicado dar o chá da raiz para crianças menores de 12 anos. A mesma recomendação é válida para mulheres grávidas ou em fase de amamentação para evitar riscos ao feto ou bebê.

Como preparar o chá de bardana
Por ser pouco conhecido, algumas pessoas podem ter algumas dúvidas na hora do preparo do chá.
1.       O primeiro passo é selecionar uma raíz de bardana fresca e bem firme. Se ela estiver muito mole, não servirá para preparar o chá e deverá ser usada como alimento em uma sopa, por exemplo.
2.       O segundo passo é pegar a sua raiz de bardana firme e limpar a superfície, raspando as bordas mais ásperas com uma faca. Caso não encontre a raiz fresca, é possível usar uma colher de sopa de raiz de bardana seca e envelhecida por pelo menos um ano, que é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.
3.       O terceiro passo é usar cerca de duas colheres de sopa da raiz e colocar essa quantidade em um pequeno pote, de preferência de aço inoxidável. Depois disso, deve-se adicionar 3 xícaras de água filtrada e ferver tudo por cerca de 30 minutos.
4.       O último passo é desligar o fogo, deixar a bebida por cerca de 10 a 20 minutos em infusão e beber ainda quente.

Dicas e Cuidados

– Alergia
Alérgicos a plantas como ambrósias, crisântemos ou margaridas não devem utilizar a raíz devido ao risco alto de ocorrer uma reação alérgica com surgimento de manchas vermelhas, inchaços e dermatites na pele.
– Fontes seguras
Outra dica interessante é sempre usar fontes seguras e naturais de bardana que são mais saudáveis para preparar o chá. Se for coletar diretamente da natureza, tome cuidado com espécies, parecidas como a raiz de beladona, que crescem próximas à bardana e que são altamente tóxicas por conter a substância atropina, que interfere no sistema nervoso central.
Suplementos não são recomendados pois eles não são aprovados pelos órgãos de saúde e ainda precisam ter sua eficácia e segurança estudadas.
– Absorção de nutrientes
Se usada em excesso, a bardana pode prejudicar a capacidade do organismo de absorver ferro, o que pode causar anemias e prejudicar o transporte de oxigênio através da corrente sanguínea.
– Interações medicamentosas
A bardana interage com medicamentos anticoagulantes, o que pode aumentar o risco de hematomas e hemorragias. Medicamentos que tem essa função incluem a aspirina, o clopidogrel (Plavix), o diclofenaco (Voltaren e Cataflam), o ibuprofeno (Advil e Motrin), o naproxeno (Anaprox e Naprosyn), a dalteparina (Fragmin), a enoxaparina (Lovenox), a heparina, a warfarina (Coumadin), dentre outros.
– Moderação
Apesar desses pequenos riscos, para ingerir a bardana com segurança, basta ter moderação e usar uma fonte confiável da raiz. A dose recomendada é de uma xícara de chá de bardana por dia, que pode ser preparado direto da raiz fresca ou da bardana em pó ou seca.