Sunday, August 19, 2018

BOLDO, SEUS TIPOS E SUAS UTILIDADES.



 Boldo Baiano
 Boldo Baiano 

 Boldo Baiano 







CONHECENDO MELHOR  O BOLDO

TIPOS DE BOLDO
boldo é uma planta muito usada em todo o mundo na medicina popular como remédio contra má digestão e doenças no fígado. Apesar de  ser uma planta mundialmente conhecida, é comum a confusão entre os vários seus tipos. Entenda melhor:
Várias pessoas acreditam que tem em seu quintal o boldo-do-chile (Peumus boldus), no entanto essa planta é raríssima no Brasil.
O que acontece é que em nosso país outras plantas também são chamadas como mesmo nome, como exemplo Plectranthus barbatus (boldo-da-terra), e Plectranthus ornatus (boldo-miúdo), e o boldo-baiano (Vernonia condensata).
BOLDO DO CHILE OU BOLDO VERDADEIRO
Boldo-do-chile ou boldo-verdadeiro (Peumus boldus) Planta originária do Chile é considerado uma árvore, pois quando adulta atinge de 12 a 15 metros de altura. Apresenta propriedades estomáquicas, diuréticas e hepáticas. Efeitos colaterais: pode ser abortivo e provocar hemorragias internas. Deve ser usado com cautela. No Brasil, é possível encontrar o boldo-do-chile normalmente importado e vendido em farmácias e casas de produtos naturais.
É Também antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório, antisséptica, antiespasmódica, estimulante, tônica e vermífuga, antioxidante, depurativo (daí dizerem que a planta emagrece) e sedativo. Além de tudo isto, ajuda a clarear o cabelo.
Melhora a digestão, beneficia o coração, protege, desintoxica e estimula o fígado, ajuda reduzir gases intestinais, evita a azia, estimula e fortalece a vesícula biliar, reduz a inflamação, mata parasita, aumenta o fluxo de urina, alivia a dor, além de dissolver gorduras. O ascaridol, substância presente também ajuda a combater os vermes intestinais.
BOLDO DA TERRA OU TAPETE DE OXALÁ
Boldo-da-terra, (Plectranthus barbatus) Arbusto originário da África, atinge de 1 a 2 metros de altura, apresenta folhas aveludadas e produz flores azuladas. Também conhecida como boldo-do-Brasil, boldo-de-jardim, boldo-silvestre, boldo-falso, tapete-de-oxalá.
Indicado como analgésico, estimulante da digestão e combate azias, o boldo brasileiro pode ser usado contra má digestão, dispepsias, mal-estar-gástrico, no controle da gastrite, na ressaca e como amargo estimulante da digestão e do apetite. A planta tem efeito hipossecretor gástrico, que diminui o volume do suco gástrico e sua acidez.
Também são indicados para diarreia, fadiga do fígado, distúrbios intestinais, hepatite, cólica e congestão do fígado, obstipação, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica, insônia, ressaca alcoólica. Também se emprega a planta externamente no combate de piolhos.
BOLDO MIUDO, BOLDINHO, BOLDO CHINES
Boldo Miúdo (Plectranthus ornatus) Planta herbácea e vivaz, costuma medir de 30 a 40 cm de altura e é, em geral, muito resistente. Estimula o funcionamento do fígado e auxilia nos problemas digestivos. Também conhecida como boldo-rasteiro, boldo-chinês, boldinho.
É diurético e pode ser usado também para icterícia. Além disso, possui propriedades digestivas e é popularmente usado para tratamento de afecções do fígado.
BOLDO BAIANO OU ALUMA
Boldo-baiano (Vernonia condensata) Arbusto também originário da África chega a alcançar de 2 a 5 metros de altura e pode se quebrar facilmente com o vento. Conhecida como árvore-do-pinguço, fel-de-índio, assa-peixe ou alumã.
Apresenta efeito carminativa e alivia os sintomas de úlceras e gastrite.
Esta espécie apresenta benefícios no tratamento da azia, distúrbios gastrointestinais, controle da gastrite, dores de cabeça, diarreia e age como um antídoto para picadas de cobras, devido as suas propriedades medicinais.
É considerado um forte remédio para tratar a ressaca, além de estimular o apetite a auxiliar na digestão. Acredita-se que também ajuda no tratamento da anorexia, anemia, inflamações e problemas de bexiga.
As suas folhas são utilizadas pela medicina popular sob a forma de chás ou sucos, no tratamento da azia, da indisposição gástrica, no controle da gastrite, contra a ressaca e como um tônico amargo, estimulante da digestão e do apetite.
DE NOSSO QUINTAL
O que é encontrado na maioria dos nossos quintais é o Boldo-da-terra (Plectranthus barbatus) e o boldo chinês (Plectranthus ornatus). Você pode aprender a cultiva -lo em seu quintal, saiba mais.
Como Utilizar
Ele pode ser utilizado em sucos ou sumo é muito eficaz no tratamento da gastrite,  A cataplasma feita a partir de suas folhas é aplicada sobre furúnculos, entorses e inchaços dolorosos para alívio. Seu óleo essencial contém propriedades antialérgicas.  A decocção feita a partir de suas folhas secas alivia dores de garganta, febres e auxilia no tratamento de infecções da boca e da malária.
Mais para aproveitar melhor a maioria das propriedades o ideal seria o uso chá.
Frequentemente ouvimos alguém dizer que uma determinada planta pode ser usada como remédio e que, por ser um produto natural, não possui contraindicações. Entretanto, isso não é bem verdade. Sabemos que diversas plantas possuem sim substâncias que podem fazer bem à nossa saúde, porém o uso em excesso ou a falta de conhecimento a respeito das características da planta, podem levar a sérios riscos. Então fiquem atentas também as contraindicações.

 

 

PROPRIEDADES E PARA QUE SERVE O BOLDO

 

Existem 2 tipos de boldo, o brasileiro é um pequeno arbusto, e o boldo-do-chile, que é uma árvore maior. 
O boldo é uma planta medicinal, também conhecida como boldo-do-chile, boldo-afragans ou boldo-verdadeiro, muito utilizada como remédio caseiro para o fígado. Seu nome científico do boldo é Peumus boldus Molina e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Para que serve e benefícios

O boldo serve para tratar má digestão, problemas do fígado, litíase biliar, gota, obstipação, cistite, flatulência, dor de cabeça e suores frio. O boldo também é um bom remédio caseiro para limpar o sangue.
O chá de boldo não emagrece, mas pode ajudar a desinchar a barriga porque ajuda a combater os gases intestinais, deixando a barriga mais lisa. 
Quando usado em excesso pode ser tóxico e promover as contrações uterinas, favorecendo o aborto, por isso em caso de gravidez ou suspeita de gravidez este chá deve ser evitado. 

Propriedades medicinais do boldo

As propriedades do boldo incluem sua ação estimulante da vesícula biliar, diurética, antiespasmódica, anestésica, anti-séptica, antibacteriana, anti-inflamatória, antioxidante, depurativa, desintoxicante, estimulante, sedativa, tônica e vermífuga.

Como fazer o chá de boldo

As partes utilizadas do boldo são as suas folhas.
·         Chá de boldo: adicionar 1 colher de chá de folhas de boldo secas em 150 ml de água fervente. Deixar descansar por 10 minutos e tomar morno de 2 a 3 vezes ao dia, especialmente antes e depois das refeições.
Veja um bom uso desta planta: Remédio caseiro para má digestão.

Possíveis efeitos colaterais do boldo

Os efeitos colaterais do boldo incluem aborto, vômitos, diarreia e problemas no sistema nervoso.

Quando não deve ser usado

O boldo está contraindicado na gravidez porque pode ser abortivo e também para doentes com as vias biliares inflamadas e obstruídas, hepatite aguda ou pancreatite.

OUTRO TEXTO
Boldo-brasileiro: benefícios e propriedades medicinais

Gostou? Siga o Medicina Natural nas redes sociais @medicinanaturalbrasil e acesse http://www.medicinanatural.com.br. Veja mais sobre: 
http://www.medicinanatural.com.br/boldo-brasileiro/ .
O boldo-brasileiro (Plectranthus barbatus) é uma planta medicinal também conhecida como boldo-do-Brasil, boldo-de-jardim, boldo-da-terra, boldo-silvestre, boldo-falso, malva-amarga, malva-santa, tapete-sete-dores, tapete-de-oxalá, coleus (inglês), cóleo (espanhol), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Coleus barbatus, Coleus forskohlii e Plectranthus forskohlii. Pertence à família Lamiaceae.

Gostou? Siga o Medicina Natural nas redes sociais @medicinanaturalbrasil e acesse http://www.medicinanatural.com.br. Veja mais sobre: 
http://www.medicinanatural.com.br/boldo-brasileiro/ .
O boldo-brasileiro tornou-se uma planta medicinal muito famosa na década de 1970 devido à descoberta do composto forskolin (forskolina ou forscolina) em seu extrato, sendo a única fonte natural conhecida para obtenção este composto isolado, conhecido por possuir vários efeitos benéficos e pesquisas realizadas sugeriram que a substância forskolina é um medicamento muito potente que pode ser empregado no tratamento de várias desordens, incluindo glaucoma, insuficiência cardíaca e asma brônquica. A forskolina pode libertar ácidos graxos a partir de tecido adiposo, o que resulta em aumento da termogênese (geração de calor no corpo), resultando na perda de gordura corporal e, teoricamente, a massa corporal magra aumentada. Benefícios do boldo-brasileiro No Brasil, o boldo-brasileiro é muito utilizado para o tratamento de problemas no fígado e digestão. Na Índia, era originalmente usado para o tratamento de doenças cardíacas, hipertensão, convulsões, eczema, insônia, feridas, distúrbios respiratórios, alívio de inchaços em contusões, dores espasmódicas e dor ao urinar. Também usada no tratamento de psoríase, angina e para impedir metástases cancerosas. O extrato de sumo espremido fresco das folhas do boldo-brasileiro é útil para o alívio da dor de ouvido, para o tratamento de doenças da pele e dos olhos, além de aliviar dores de estômago. O sumo do boldo também usada na prática etno medicinal para tratar asma, bronquite e para o alívio de cólicas, flatulência e reumatismo. O cataplasma feito a partir de suas folhas é aplicado sobre furúnculos, entorses e inchaços dolorosos para alívio. Seu óleo essencial contém propriedades antialérgicas. A decocção feita a partir de suas raízes é eficiente para o alívio de náuseas, gastrite, gonorreia, facilidade na evacuação de intestino e ajuda no relaxamento de espasmos intestinais. A solução feita a partir do fervimento das suas raízes em água é usado para tratar a asma. A decocção das folhas secas alivia dores de garganta, febres e auxilia no tratamento de infecções da boca e da malária. Também é dado a mulheres grávidas após o parto para o alívio. O extrato das folhas do boldo-brasileiro apresenta propriedades para o tratamento de convulsões. Chás Medicinais CHÁS 100% NATURAIS E ORGÂNICOS PARA DIVERSOS OBJETIVOS. Digestivos REMÉDIOS NATURAIS PARA COMBATER MÁ DIGESTÃO E PRISÃO DE VENTRE. Pedras nos Rins COMPRE FITOTERÁPICOS PARA ELIMINAR CÁLCULOS RENAIS. Composição química do boldo-brasileiro Na sua fitoquímica estão presentes os óleos voláteis (guaieno, fenchona), flavonoides, os diterpenos (coleonol, forskolin), aos quais é dada a as principais características farmacológicas, sendo elas, hipotensiva, inotrópica positiva, cardiovascular, bronco-dilatadora, ativação da adenilato ciclase, inibição da agregação plaquetária (anti-metástase), antitumoral, antinociceptiva e anti-inflamatória. Contraindicações e efeitos colaterais do boldo Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso do boldo-brasileiro nas bibliografias consultadas. História e curiosidades O boldo-brasileiro é uma das espécies mais importantes do gênero Plectranthus, com uma grande variedade de usos medicinais tradicionais em hindu, bem como na medicina popular do Brasil, África Tropical e China. É uma planta herbácea ou subarbustiva, perene e aromática, que chega até até 1,5 metros de altura. Suas folhas são simples, opostas, de bordas dentadas, medindo de 5 a 8cm. É uma planta originaria da Índia, sendo encontrada hoje no mundo inteiro, inclusive em todo o território brasileiro. A espécie Plectranthus barbatus faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Gostou? Siga o Medicina Natural nas redes sociais @medicinanaturalbrasil e acesse http://www.medicinanatural.com.br. Veja mais sobre: 
http://www.medicinanatural.com.br/boldo-brasileiro/ .



No comments:

Post a Comment